12 de mai de 2011

Ao mestre


Gostaria de fazer uma breve apresentação de alguém especial. Alguém que criou uma forma criativa e acessível de se de praticar yoga, alguém que orientou e orienta muitos praticantes em todo o mundo. Um mestre, B.K.S. Iyengar.
 
Com 92 anos, completados em dezembro passado, Iyengar foi uns dos primeiros a trazer o hatha yoga para o ocidente. Nos anos 50 já fazia apresentações de asanas para platéias da europa, época em que o yoga era tido como faquirismo ou uma exotica ginástica oriental.
Ao longo de mais de 70 anos de prática, de ensino, de viagens, de pesquisa e de dedicação total ao yoga, Iyengar foi criando um método próprio, que passou a ser conhecido como Iyengar Yoga. Usando recursos simples como cintos, blocos e cobertores, o método permite que qualquer pessoal pratique ou então aprofunde ainda mais sua prática. Iyengar fez dos asanas uma arte, uma ciência e uma ferramenta poderosa de se experimentar a filosofia do yoga.
Neste filme feito em sua homenagem, que tem o sugestivo nome de "O corpo é meu templo, asanas são minha oração", Iyengar aparece com diferentes idades realizando vários asanas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário