6 de jul. de 2011

Nada como um banho, FRIO!

Estamos em pleno inverno e esse é um momento propício para se ter uma experiência transformadora, altamente estimulante. Nada como o frio para se sentir o poder do banho frio. Estamos acostumados ao conforto, ao mínimo esforço, ao não ter de suportar qualquer desprazer, e aí entra a necessidade daquele banho longo, quentíssimo, como condição para termos o prazer de tomar banho.

O banho frio é não é uma penitência, é uma forma poderosa de se ter prazer e bem estar. Ele revigora todo o organismo, estimula os orgãos e a circulação, desperta o cérebro e a mente, aumenta o auto controle e a determinação. Mais do que limpar o corpo, o banho frio ativa o corpo e a mente, deixando-os despertos e prontos para agir. Todos esses efeitos são decorrentes das reações do corpo com a água fria, o choque das temperaturas produz esses benefícios.

Como tomar o banho frio? A princípio apenas desligando o chuveiro, mas isso pode ser feito em etapas. Primeiro tome o banho com a temperatura que lhe for agradável, se ensaboando e massageando a pele, dê preferência a uma bucha que gere algum atrito. Quando for se desensaboar desligue o chuveiro e tome uma ducha fria. Se preferir, tome a ducha fria já com o corpo limpo. Pode-se ainda, após a ducha fria, tomar um rápida ducha com a água morna só para aquecer levemente a pele. O que é prejudicial para a saúde é ficar muito tempo na água fria, o que vai gerar algo bem diferente do estimulante contraste de quente e frio.

Experimente, e se você não aderir definitivamente, pode pelo menos ter a satisfação de ter enfrentado um "monstro terrível", o tal do banho frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário