16 de set. de 2011

Mas afinal, o que querem as mulheres?


Essa é uma famosa indagação de Freud ao se deparar com os mistérios do feminino, e, acho eu, que é também uma questão que muitos homens se fazem diante de suas companheiras. Mas não quero falar aqui das diferenças de gênero em si, quero é ampliar um pouco uma constatação bem óbvia. Desde que comecei a me envolver com o yoga, e até hoje, o número de mulheres praticantes é sempre bem maior que o de homens. Por quê?
Quando comecei a praticar, a imagem do yoga era de algo meio esotérico e mais destinado para senhoras. Hoje essa imagem mudou, mas elas ainda são a maioria. Num dia desses, depois de ter dado três aulas onde só havia mulheres, fiquei me perguntando: o que as mulheres procuram? O que encontram no yoga? E os homens, o que querem? Por que a maioria não procura o yoga? Que relação pode existir entre ser mulher ou homem e praticar yoga?
Bem, se você, homem ou mulher, tiver alguma idéia sobre isso e quiser compartilhar, fique a vontade, gostaria de ouvir opiniões.  

3 comentários:

  1. Acredito que as mulheres estão sempre à procura de mais compreensão, tolerância, atenção, espiritualidade, respostas...! O Yoga nos leva a ter mais sutileza e observação com o nosso mental, emocional e também físico. Acredito que talvez a diferença entre homens e mulheres está na ordem desses três fatores. De qualquer forma, nós mulheres praticando temos a tarefa de sutilmente colocar mudanças na vida de nosssos companheiros para que indiretamente recebam os benefícios do Yoga.
    Espero ter contribuído nesta difícil pesquisa.
    Ha!Ha!Ha!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcos! Na minha experiência como acupunturista sempre percebi que a maioria dos pacientes são do sexo feminino. Acredito que a mulher tem uma preocupação maior do bem estar seja fisico, seja mental e também por que não o espiritual. A mulher ja tem um cuidado maior natural pelo corpo, principalmente por causas estéticas, o homem tem aquilo de se preocupar com a saúde somente quando a doença ja está instalada, pensa mais no material (o prover) a mulher no cuidar, manter a harmonia.(posso estar sendo generalista e minhas opiniões e não quero que nenhuma pessoa se ofenda). Acredito então que a procura maior feminina pela yoga seja por aliar todas estas questões, o lado fisico, o lado mental e o lado espiritual, a busca pela harmonia do ser de maneira integral.
    Luz e Paz!
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tuda e Felipe, obrigado pelos comentários. Tenho conversado com várias pessoas sobre isso e algumas coisas interessantes vão aparecendo. Em breve vou tentar escrever sobre essas conversas.
    Abração

    ResponderExcluir