17 de ago. de 2011

Uma prática de yoga ou uma sessão de terapia?

Ontem a minha prática foi especial. Tenho feito uma mesma série de asanas há algum tempo, sempre os mesmos, na mesma ordem. Asanas que conheço já á vários anos, mas que vire e mexe me trazem boas surpresas. Ontem eles despertaram em mim sensações de segurança, determinação, lucidez e força, e numa conseqüência direta disso acabei resolvendo várias questões do meu dia a dia que estavam pendentes. Só percebi melhor esse efeito quando já estava resolvendo uma dessas pendências, essa por sinal já de alguns anos.
O que achei mais interessante foi a qualidade dos efeitos e a ressonância deles na minha vida além da prática em si. Os efeitos foram ganhando força no decorrer dos asanas e quando terminei estava sentindo-me muito bem, o que é bastante freqüente. Mas junto com as sensações mais corriqueiras de tranqüilidade, relaxamento, bem estar e energia, sentia também o gosto familiar de uma boa sessão de psicoterapia. Durante o processo psicoterápico podem ocorrer algumas sessões especiais, aquelas onde o inesperado surpreende o paciente e o terapeuta, onde algo se des-cobre e ganha vida, mudando definitivamente o caminho que estava sendo trilhado até então. Anos de terapia podem valer ou/e serem coroados por uma sessão com essa qualidade. Não se tem o controle de como ou quando despertar “isso”, parece até que “isso” tem vida própria, vem quando quer, ou pode vir, ou quer vir.
Saí ontem da minha prática/sessão sentindo-me confirmado, exato, livre, pisando no meu chão, certo do que precisava fazer e capaz de fazê-lo, algo havia se tornado mais simples para mim, algo havia se soltado. Sentia até a presença carinhosa do terapeuta, embora não me viesse à imagem de ninguém especificamente, que havia me apoiado e acompanhado nessa transformação.

2 comentários:

  1. Achei fantástico seu depoimento. Sua certeza na escrita da a exatidão das peças encaixadas de um quebra-cabeças que é a nossa vida. É muito bom quando as coisas acontecem. Gostaria de acrescentar que as vezes o terapeuta que a gente não vê pode ser o nosso anjo da guarda que está do nosso lado, mesmo que seja só por companhia.
    Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Quantas experiências que julgamos de nosso inteiro mérito podem ter "maõzinhas" anônimas participando, não é!
    Namastê

    ResponderExcluir