12 de fev. de 2012

Yoga não acontece apenas em cima da esteira

Qual o melhor lugar e a melhor hora para se praticar yoga? Aqui e agora, sempre! Não há nenhuma separação entre o estado de yoga, o yogui e o fluir da vida. Isso significa que, para poder praticar, não dependo apenas do horário e do local da aula, nem de roupa especial, nem de ter vários acessórios, nem “daquela” condição física, nem esperar estar num dia melhor, mas principalmente, não preciso necessariamente fazer posturas (asanas). O asana é um recurso utilizado especificamente por uma linha de yoga, o hatha yoga. Além de ser uma poderosa ferramenta para recuperar e manter a vitalidade do corpo, o asana é essencialmente um meio de disciplinar a atenção e ampliar a consciência. E a consciência não está limitada às dimensões do tempo e do espaço.
Yoga é uma ética, uma filosofia de vida, portanto para sua prática o que é mesmo indispensável é estar vivo, com alguma consciência. Consciência de como habito o corpo, de como conduzo minhas emoções e pensamentos, de como alimento minha alma, de como estou fluindo por esta vida.
O yoga se fundamenta em alguns princípios éticos que nos auxiliam muito nessa jornada da consciência. Amiúde eles nos reviram mais que os asanas, pois deixam evidente que temos pouca consciência e controle sobre o que fazemos, ou queremos fazer. Sem esses princípios a prática pode não ter muita profundidade, ou seja, pode ser pouco transformadora e não desabrochar mais consciência. Esses princípios são simples, abrangentes e universais, não há nenhuma novidade neles, mas quando são vivenciados podem mudar nossa vida.  
Um lembrete que me ajuda muito a aprofundar minha prática é: o yoga não acontece apenas em cima da esteira, yoga é um jeito de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário