7 de nov. de 2011

Com firmeza e leveza

Tenho muito claro na memória aquele momento. A praia quase deserta e eu praticando, perto de mim minha mulher e filha brincando. O calor agradável, o sol, o mar, a floresta perto, a manhã radiante, tudo isso era muito estimulante e a minha prática ia nesse embalo. Já bem aquecido, entro em urdhva dhanurasana e algo surpreendente aconteceu. De repente tudo em torno de mim parou e eu fiquei no centro de tudo. Não havia esforço, não havia desconforto, não havia presa, não havia inquietação, só havia uma certeza de que tudo estava certo, nada havia para ser feito. Não sei quanto tempo fiquei no asana, mas sentia que poderia ficar nele para sempre.

A definição clássica para asana é uma postura corporal onde se experimente firmeza e leveza, vigor e suavidade, onde não haja nem moleza e nem dureza. Asana é uma postura de estabilidade, onde opostos se relacionam sem se anularem. Os opostos integrados nos levam à um outro patamar de experiência. A experiência do asana é na verdade uma experiência para a vida, ir além dos opostos e perceber outros ângulos da realidade. 


Na foto, eu em urdhva dhanurasana na praia, mas em outro momento, num dia onde brincava como menino na areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário