14 de set. de 2013

Para ler e praticar



Fundamento e técnica do Hatha Yoga, Antonio Blay, Edições Loyola. Dias atrás dei uma relida neste livro e foi como voltar no tempo, pois este foi o primeiro livro de yoga que eu estudei e que utilizei como guia prático, pois era o indicado pela minha professora D. Isabel. Antonio Blay foi um psicólogo espanhol, falecido em 1985, que escreveu muitos livros sobre psicologia, yoga e realização humana. Neste ele explana sobre os fundamentos filosóficos e práticos do hatha yoga, e faz isso com muita profundidade e amplidão. Ensina vários asanas e pranayamas, além de estender-se sobre o shavasana e o relaxamento, mas não é na descrição das técnicas que o livro destaca-se, pois seu maior mérito são as considerações sobre a aplicação e a vivência dessas técnicas na vida, como por exemplo no excelente trecho onde fala sobre a atenção. Yoga é uma filosofia e Blay deixa isso claro em todo o livro, não restringindo-se a descrições de técnicas, mas contextualizando-as dentro de uma postura de vida mais humana e significativa. 
Ao relê-lo acabei fazendo uma rápida comparação com os manuais mais atuais, e não pude deixar de sentir a grande distância entre as propostas do yoga filosofia e do yoga bem estar. Leitura altamente recomendável. 

Um comentário:

  1. Bom dia Marcos. Estou interessado em adquirir, mesmo usado, este livro do seu artigo. Por acaso o Sr. tem um exemplar para vender? Por favor informe. Muito obrigado. Silva. 17. 9 81746716 silvaspbrasil@gmail.com

    ResponderExcluir