12 de set. de 2012

Para ler e reler


“Uma visão profunda do yoga”, Georg Feuerstein, Editora Pensamento.
Este é um livro singular sobre yoga. Há muitos livros sobre técnicas de yoga, há alguns sobre filosofia do yoga, e há esse, que além de tratar de temas específicos do universo yogui, vai além, abordando vários assuntos relacionados a prática. Encontrei nele muitas respostas, ou esclarecimentos, sobre dúvidas que eu mal sabia que tinha. O livro é uma coletânea de 78 textos, alguns de meia página e outros mais longos, que vão costurando desde os temas clássicos sobre história e linhas do yoga, passando pela prática da filosofia no dia a dia, até a relação entre yoga e espiritualidade, ecologia, terrorismo, vegetarianismo, morte, sexo, oração... . A leitura é leve, fluida e cativante, e altamente indicada tanto para quem está começando como para quem já tem mais experiência na prática.
Aproveito aqui para prestar minha homenagem ao autor, que faleceu em agosto passado. Georg Feuerstein foi um grande pesquisador, estudioso, autor e divulgador do yoga. Publicou mais de 30 livros e fundou um instituto na Califórnia onde buscava aprofundar e resgatar a complexa tradição do yoga. Mas além de pesquisador, Feuerstein era também um praticante comprometido, e isso é perceptível em seus valiosos escritos. 
 Jay Feuerstein!!



         “Sempre que a nossa presença não atualiza a qualidade do amor, inevitavelmente diminuímos a nossa vida e a vida alheia. Por isso somos responsáveis pelo modo como estamos presentes no mundo, mesmo quando estamos sozinhos, pois nossos campos estão interligados  com os campos de todos os outros seres e coisas.”
                                                                                                          Georg Feuerstein

2 comentários:

  1. Oi Marcos, O livro é indicado para principiantes como eu, ou precisa ter um pouco mais de conhecimento para se aventurar na sua leitura ???
    Abraços
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, este livro é altamente indicado, até para quem não é praticante, e como você já está no caminho...pode encomendá-lo sem medo.
      abração

      Excluir