11 de dez. de 2011

Respeita o Ser

                                                              

“O pior pecado, a raiz de todos os pecados é insultar ou diminuir o próprio Ser, enquanto a maior das virtudes é respeitar o Ser.”
      Swami Muktananda

Swami Muktananda foi um sábio e realizado yogue e descreve aqui uma situação humana que é constatada diariamente no consultório psicológico. O maior pecado, ou seja, o maior engano e a maior fonte de sofrimento é o distanciamento ou a inconsciência do Ser.
Esse é um fundamento do yoga, e indica que qualquer que seja o caminho que viermos a tomar na vida, este será sempre equivocado se não for orientado pela bússola interna, pela experiência do Ser. Insultar ou diminuir o próprio Ser é tentar e acreditar ser o que não se é, é afastar-se do próprio centro, e o que vier daí está fadado ao fracasso e ao sofrimento.
Vários foram os autores e pesquisadores da psicologia ocidental que formularam o conceito de Self, e que em alguns casos, se aproxima ao conceito de Ser (purusha ou atman em sânscrito) do yoga.

2 comentários:

  1. Isso é o que a filosofia do yoga chama de Ignorância... ignorar o próprio ser espiritual que somos, essa é a raiz de toda a nossa dor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mirna! A raiz de todo e qualquer sofrimento, nos confundirmos sobre quem realmente somos! Abração!

    ResponderExcluir